08 abril 2012

Criando imagem em HDR a partir de uma imagem

Para se conseguir os efeitos HDR (High Dynamic Range) em uma foto é preciso que a máquina fotográfica seja capaz de capturar a mesma foto em uma determinada faixa de EV (expositure value) continuamente. Normalmente se utilizam -2 0 +2 EV ou -2 -1 0 +1 + 2 EV. As câmeras que possuem o recurso bracketing já fazem isso automaticamente. Basta determinar a faixa de EV, utilizar o modo Abertura e ela irá disparar o número de fotos em sequência conforme a faixa escolhida.


O método HDR é muito interessante e produz efeitos fantásticos de contraste sobre luzes, água e céu. Um programa que auxilia muito na complementação do efeito é o Photomatix. O site do desenvolvedor pode ser visitado clicando aqui.

No nosso caso vamos utilizar apenas uma imagem para obter o efeito HDR. É claro que será necessário o Photomatix que poderá ser baixado em versão de avaliação. Ele irá colocar marcas d´água que serão retiradas ao adquirir o programa e registrá-lo.

Eu criei um action no Photoshop CS3 que auxilia na automação do processo. Ele poderá ser baixado clicando aqui. Depois de descompactar e com o Photoshop aberto, click no action e arraste para a aba de actions do Photoshop. Vai aparecer uma pastinha nos actions com o nome de "HDR prepare" e logo abaixo o action propriamente dito nomeado como "Prepare to Photomatix". Vamos agora passo a passo como criar as três imagens:

1- Abra no Photoshop uma imagem que tenha um bom contraste.

2- Clique com o mouse em nossa action e acione o botão de "play" dos actions.

3- Você receberá um aviso para acrescentar 0- no início do arquivo que será salvo. Salve e clique em OK na tela de opções TIF que irá aparecer.

4- O action volta para salvar novo arquivo e dessa vez acrescente -2- no início do nome do seu arquivo. Ok nas opções TIF.

5- Mais uma vez volta para a tela de salvar arquivo. Acrescente 2- no início do nome de seu arquivo, salve, OK nas opções TIF e pronto.

Agora você tem três imagens com a faixa de EV entre -2 a +2.

Passaremos agora para o Photomatix.

1- Abra o programa e clique em Generate HDR image. Uma tela (browse) para escolher os arquivos irá se abrir. Localize seus arquivos salvos, marque-os e os carregue.

2- O Photomatix irá abrir uma janela informando que "não entendeu muito bem" os valores EV que automaticamente detectou. Verifique o valor que ele detectou para cada arquivo e compare com o valor que você colocou no início do nome dos arquivos. Se estiverem corretos é só prosseguir. Altere se for necessário.

3- Ao prosseguir irá se abrir uma nova janela. Deixe marcadas as opções: "Attempt to reduce ghosting artifacts" que deixará marcado "Moving objects/people". Dixe marcado também "Take tone curve of color profile". Clique em OK.

4- Na nova opção que surgir clique em "Tone Mapping"

5- Surgirá uma janela com ajustes. Utilize a aba Details Enhancer e faça modificações ao seu gosto em "Strenght" "Color Saturation" e "Light Smooting". Essa etapa requer um pouco de paciência. Mais abaixo no menu outros ajustes finos "Tone", "Color", "Micro" e "S/H". Os seus ajustes pessoais poderão ser salvos em "Presets".

6- Tudo ajustado e correto conforme o seu gosto, clique em "Process".

7- A imagem processada será apresentada. Vá no menu File e utilize "Save as...". Salve no formato TIF 8 bits.


Voltando para o Photoshop

1- Abra a imagem produzida anteriormente.

2- Duplique o layer background e clique no layer duplicado.

3- Agora crie um layer de ajuste de curvas e outros que sejam necessários. Para criar um layer de ajuste vá na aba de layers (F7 se não estiver visível) e clique no ícone na parte inferior que apresenta uma circunferência metadeclara metade escura. Utilize também o layer de ajuste Hue/Saturation para ajustar algumas cores específicas.

Depois de tudo afinado salve a sua imagem.

Abaixo um exemplo utilizando apenas uma foto.

Nenhum comentário: